Skip to main content

A transformação digital é um processo importante para integrar a tecnologia e a cultura da inovação em uma empresa. Por meio dela, indústrias vêm se tornando mais competitivas e produtivas, investindo esforços e tomando decisões baseadas em dados.

Esse processo pode ser incorporado de maneira integral ou parcial em uma empresa, reestruturando processos e tornando eles mais digitalizados.

Ao longo do tempo, muitos buscam sobre transformação digital e como ela pode influenciar na rotina da empresa. De acordo com a SiriusDecision, 67% da jornada do comprador é feita digitalmente nos dias de hoje, uma vez que uma das maiores vantagens da transformação digital é a aproximação e análise do comportamento do usuário.

Apesar de apresentar vários benefícios, não é tão simples uma empresa migrar para o modelo digital. Não basta só colocar ferramentas novas, já que o mais importante são os bastidores, ou seja, capacitação com as pessoas envolvidas no seu time.

Afinal, são as pessoas que operam o negócio. Se elas não estiverem integradas à transformação digital, de nada irá adiantar implementar produtos e serviços tecnológicos. Portanto, é fundamental entender mais sobre esse conceito para aplicar em sua indústria.

O que é transformação digital?

A transformação digital consiste em uma série de procedimentos que visam melhorar processos em uma indústria, torná-la mais competitiva e  mais produtiva e, principalmente, mais tecnológica.

A tecnologia entra nesse cenário para tornar os processos da empresa mais ágeis, mas a questão vai muito mais além. Trata-se de repensar todo fluxo de demandas de uma indústria ou de uma área específica para assim garantir melhores resultados.

Assim, a transformação digital é uma forte aliada de indústrias mais produtivas e lucrativas, pois conseguem ser mais inteligentes para identificar soluções para os seus clientes ou mesmo futuros clientes. 

Ainda que a parte da digitalização seja desafiadora, o grande investimento que a indústria deve ter é na cultura da inovação. É por meio dela que a indústria consegue ter uma jornada digital positiva.

Afinal, a transformação digital não é um procedimento passageiro, mas um novo estilo de operar a sua indústria no dia a dia.

O que é cultura da inovação?

A cultura da inovação é fundamental para realizar a transformação digital nas empresas. É uma maneira de integrar os times e fazer com que eles estejam prontos para essa nova jornada.

Quando falamos dessa cultura, ela diz respeito à modernização, e principalmente, tornar os negócios mais ágeis.  A partir dela, há um reforço da confiabilidade do negócio e também do potencial criativo dos funcionários.

Na transformação digital é importante ter um RH bem estruturado para guiar as ações e criar uma cultura de inovação. Se ela for realizada da maneira correta, com a integração da equipe, maiores serão as chances de sucesso da jornada digital da sua indústria.

Além disso, a satisfação dos funcionários acaba sendo maior, pois eles conseguem trabalhar com um propósito mais transparente e processos melhor definidos.

Ou seja, está também está diretamente relacionada com um potencial grande de reter funcionários e desenvolver talentos – um dos maiores desafios e também metas propostas para a área de recursos humanos.

5 passos para incorporar a transformação digital na sua indústria

Agora que já sabemos o que é a transformação digital e como ela pode tornar o seu negócio mais lucrativo e à frente da concorrência, está na hora de entendermos como colocar esse conceito em prática. A seguir, separamos 5 passos importantes para alcançá-la:

1- Mapeie as áreas ou departamentos que serão afetados

A transformação pode ser uma grande aliada quando incorporada em áreas estratégicas e operacionais, mas para isso, é preciso definir quais áreas sofrerão com essa mudança.

Algumas indústrias podem optar por tornar todos os seus setores digitais, e isso é bastante positivo, mas mesmo essas devem priorizar quais setores devem passar pela transformação.

Outro forte indício que pode ajudar as empresas a escolher áreas que devem sofrer a transformação digital é analisar aqueles setores que são pouco produtivos ou têm fluxos mal direcionados. A tecnologia pode ser um suporte muito grande para tornar isso menos desgastante.

2- Capacite sua equipe

Uma equipe alinhada tem mais potencial de se engajar e vestir a camisa da empresa nessa nova etapa do que quando os funcionários não são integrados e apenas comunicados sobre as mudanças.

Uma boa transformação digital é também um processo de melhoria de pessoas, e por isso, investir em consultorias, treinamentos e focar na inteligência de mercado e nas habilidades dos colaboradores é um caminho que costuma dar certo. Contar com uma liderança para aumentar a produtividade também é algo positivo.

3- Utilize métodos ágeis

As metodologias ágeis são excelentes aliadas quando o assunto é produtividade. São maneiras de incrementar fluxos e dinâmicas que reforçam o trabalho coletivo, o foco nos resultados e a experiência do cliente permeando todas as estratégias.

Em uma cultura digital, as metodologias ágeis, como scrum e kanban, são muito comuns e requisitadas. Afinal, elas apresentam uma maneira mais simples e fluida de seguir com um projeto entregando o que é de mais valor para o usuário.

4- Invista em tecnologia

A inteligência artificial e o big data são algumas das principais tecnologias que acompanham a transformação digital.

A partir dessas novas tecnologias, é possível que a sua empresa fique mais mergulhada nesse mundo digital e consiga alavancar os melhores resultados.

O big data entra como uma fonte de dados muito poderosa para dar insumos sobre a jornada do cliente no site da sua empresa. Quais ações ele teve antes de realizar a compra? Como foi o seu pós-venda? Ele já reagiu em alguma publicação das suas redes sociais? Esses são alguns rastros que essa tecnologia é capaz de identificar, enquanto a inteligência artificial consegue automatizar e tornar o fluxo de trabalho mais fluido.

5- Automatize Processos

A automatização de processos é eficaz para reduzir erros e ter um melhor desempenho do time. É muito comum que empresas tenham em seu escopo um grande volume de tarefas mecânicas. Por meio da inteligência artificial é possível reduzir significativamente e deixar os colaboradores em partes mais estratégicas.

A ABC71 é uma empresa pioneira no sistema de gestão industrial e possui mais de 50 anos de experiência. Para saber mais, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores ou confira os nossos materiais gratuitos.