Muitas vezes encarado como mera burocracia, o controle patrimonial é essencial para garantir a lucratividade e a conformidade nas prestações contábeis. Um dos cuidados importantes nesse processo é o gerenciamento do ativo imobilizado, você sabe como controlá-lo?
Entenda o que deve compor o seu cálculo, além de por que e como controlar os ativos imobilizados da sua indústria!
O que é ativo imobilizado?
O ativo imobilizado é o conjunto de bens tangíveis necessários para a operação e manutenção das atividades de uma organização, como edifícios, matéria-prima, máquinas e equipamentos. Diferentemente do ativo circulante, o ativo imobilizado não é destinado à venda, devendo:
- Ser mantido para uso na produção ou na comercialização de mercadorias e serviços, bem como locação ou finalidades administrativas;
- Ter perspectiva de uso de mais de doze meses;
- Promover benefícios econômicos à empresa;
- Ter custo mensurável para a organização.
Desafios e oportunidades do controle de ativo imobilizado
O controle do ativo imobilizado da sua indústria não só é indispensável para a adequação da sua gestão às prestações contábeis, como também é determinante para a orientação de seus investimentos, a redução de riscos e incertezas. Como assim?
O simples cálculo incorreto da depreciação de um ativo, por exemplo, pode aumentar a quantidade de impostos a serem pagos pela sua indústria e, consequentemente, dificultar suas possibilidades de acúmulo de capital.
Dessa forma, gerenciar adequadamente o seu ativo imobilizado traz oportunidades como:
- Acompanhamento e relatórios periódicos, evitando furtos, desvios de bens, sonegação de impostos e pagamentos excedentes;
- Consciência sobre o ciclo de vida útil dos ativos, demonstrando a necessidade de aplicação em novos investimentos e a realocação de ativos obsoletos para a geração de novas receitas;
- Segurança e confiabilidade para o patrimônio de sua empresa, com cálculos que consideram os devidos ajustes contábeis e são prestados de acordo com a legislação;
- Facilidade na aprovação de crédito e atração de investimentos, evitando sanções fiscais e promovendo o balanço de seu patrimônio.
Como um ERP pode te ajudar?
Com um ERP industrial, a gestão do ativo imobilizado da sua indústria é realizada de forma ágil e automática, desde a aquisição até a baixa total de seus bens.
Com um módulo específico destinado a esse controle, o sistema é capaz de controlar todo o ciclo de vida de seus ativos, com uma série de funcionalidades para o cálculo das depreciações e a recuperação de impostos.
O sistema de gestão para indústrias da ABC71, por exemplo, realiza o cadastro automático de bens por meio de integração com as notas fiscais do módulo de Recebimento e o módulo de Contabilidade. Com o registro das informações de forma confiável, o ERP gera as depreciações dos bens por intervalo de meses/ ano ou por faixa de bens.
Além disso, o sistema detecta erros e advertências a partir de auditorias completas, que incluem estornos do ICMS, PIS/ COFINS e CIAP. Todo esse controle é garantido pela análise do histórico de baixas totais e parciais, bem como pela possibilidade de rastreamento das alterações em informações pertinentes aos bens da sua indústria.
De fato, há diversas vantagens de um sistema de gestão para o controle do ativo imobilizado e todo o patrimônio da sua indústria. Você pode conhecer essas e outras funcionalidades na prática, agendando uma demonstração gratuita com nossa equipe de especialistas. Entre em contato e tire suas dúvidas!


